sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EcoSistema Sesc Sorocaba

Acontece todo sábado no Sesc Sorocaba a nossa intervenção "EcoSistema", onde juntamos Lixo eletrônico, mudas nativas de Sorocaba, software e hardware livre. O Sesc fica na Rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade / Sorocaba - SP (http://www.sescsp.org.br/sesc/maps/39.cfm)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LABORATÓRIO LIVRE: Experimentações Eletro-orgânicas no SESC Sorocaba



A ideia do projeto Experimentações Eletro-orgânicas, a ser realizado no segundo semestre de 2012, é explorar a criação de sistemas a partir das possibilidades de integração entre a vida das plantas, a eletrônica criativa e a visualização de dados enquanto geração de imagens em tempo real.
Os interessados podem chegar, perguntar, responder e participar. O laboratório é aberto e necessita agregar diversidade de conhecimento…
Em setembro, estarão envolvidos  VJ Pixel e Ricardo Guimarães, o Guima-San.
A partir de 13/9.
Quintas e Sextas, das 14h30 às 18h30, sábados, das 11h  às 14h e das 15h às 18h.  Grátis.
 Fotos: Guima_San
 Pesquisas desenvolvidas no SESC Sorocaba
A proposta do LabLivre – Experimentações EletrOrgânicas é pesquisar e desenvolver sistemas de computação física que conversem analoga e digitalmente com a flora e a fauna de determinado ecossistema.
A ideia é amplificar nossa percepção sob a natureza e aprimorar nossa relação com o meio ambiente utilizando sensoriamentos e recursos humanamente afetaveis como vídeo e música, luz e som.

terça-feira, 17 de julho de 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto para reciclar lixo eletrônico é lançado na Rocinha


Além da reciclagem, o projeto vai oferecer capacitação profissional para os moradores. O descarte dos aparelhos eletrônicos é um problema ambiental para as cidades no mundo inteiro.

Para reaproveitar computadores, foi inaugurada hoje, na Rocinha,  a "Fábrica Verde". O projeto recicla o lixo eletrônico e ainda qualifica os moradores da comunidade.



quarta-feira, 7 de março de 2012

Lixo Eletrônico na TV Brasil

Os amigos Marcelo Braz e Felipe Andueza participaram da série Caminhos da Reportagem da TV Brasil, sobre Lixo Eletrônico. 
O vídeo aborda desde a produção até a dificuldade em descartar os produtos não mais desejados:
 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba, será a solução para o problema?


De acordo com a Política nacional de Resíduos Sólidos, antes de realizar o descarte do e-lixo, primeiramento deveremos fazer o reuso destes materiais.

Mas como proceder a reciclagem dos tubos dos monitores CRT ?


E das Lâmpadas?


E das placas de Raio- X?


E as máquinas de Bingo?



Quem sabe a Prefeitura, não realiza um seminário sobre o assunto........

Vamos aguardar.....






Fotos do Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba - 2011




















































Fotos das Bancadas de Reciclagem de Computadores da Cooperativa Reviver

Bancada para desmontar baterias


Bancada para desmontar Notebooks


Bancada para desmontar teclados


Bancada para desmontar impressoras


Bancada para desmontar Computadores


Bancada para desmontar fontes de energias


Bancada para desmontar impressoras de grande porte

Bancada para desmontar monitores


Visão geral das Bancadas

Compartilhamento de separação de fontes de energia

Fontes de Energia

Visão geral da armazenagem das peças desmontadas

Visão geral das Bancadas