sexta-feira, 8 de maio de 2009

Projeto Projovem Urbano em Sorocaba



A Prefeitura de Sorocaba firmou convênio com o Governo Federal e vai abrir mil vagas para os jovens de 18 a 29 anos interessados em participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). O programa será realizado numa parceria entre as secretarias de Cidadania (Secid), de Educação (Sedu), da Juventude (Sejuv) e de Relações do Trabalho (Sert).

O "ProJovem Urbano" oferecerá a formação do Ensino Fundamental, cursos profissionalizantes e desenvolvimento de ações comunitárias. O participante receberá mensalmente um incentivo no valor de R$ 100, durante 20 meses de aulas. Para participar, o jovem precisa residir em Sorocaba, não ter concluído o Ensino Fundamental, mas saber ler e escrever. Caso não seja apresentado o histórico escolar, será aplicado um teste de proficiência ao interessado.

O "ProJovem" será uma grande oportunidade para os jovens sorocabanos concluírem o Ensino Fundamental e ainda obterem uma qualificação profissional. Os jovens que participarem do programa precisarão ter, no mínimo, de 75% de freqüência nas aulas e entregar os trabalhos solicitados nas datas estabelecidas pelos professores.

Em Sorocaba, o “ProJovem Urbano” vai funcionar em cinco núcleos, distribuídos nos bairros: Nova Esperança/Vila Barão (EM “Avelino Leite de Camargo”), Parque Vitória Régia (EM “Profª Inês Rodrigues Cesaroti”), bairro Ana Paula Eleutério (EM “Walter Carretero”), Santa Bárbara/Júlio de Mesquita (EM “Luiz Almeida Marins”) e Cajuru (EM “Ary de Oliveira Seabra”). Cada núcleo atenderá 200 alunos. As aulas terão início no próximo dia 1º de junho e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15.

A escolha dos núcleos foi baseada na maior demanda de jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Já os cursos de qualificação profissional serão oferecidos, conforme a demanda do bairro, nas áreas de Administração (auxiliar administrativo, almoxarife, arquivador e contínuo); Telemática (telemarketing / vendas, assistente de vendas / informática e celulares, operador de microcomputador e helpdesk) e Saúde (auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia / balconista).

Para a inscrição, o jovem interessado precisa procurar até o próximo dia 15 de maio, uma das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros contemplados pelo ProJovem e apresentar o RG, o comprovante de residência e o histórico escolar, caso possua. Informações pelo telefone 3219.1920.

CRAS – Ana Paula Eleutério
Av. Itavuvu (altura do nº 7.000)
Tel: (15) 3226.4687 / 3302.3737

CRAS – Nova Esperança
Rua Maria de Lourdes Ferreira, 1.215
Tel: (15) 3221.6108

CRAS – Ipiranga
Rua Santo Micheleti, 30
Tel: (15) 3202.8138

CRAS – Parque das Laranjeiras
Rua Michel Chicri Maluf, 803
Tel: (15) 3239.3867

CIS – Cajuru
Rua Américo Pimenta Vaz Guimarães, nº 2 – Vila Dálmata
Tel: (15) 3325.2668

CIS – Júlio de Mesquita
Rua Francisco Ruiz Miranda, 101
Tel: (15) 3222.1093

Um comentário:

Unknown disse...

eu preciso muito desse curso meu pai pagava pra mi so que agora ja terminou o curso e ele nao pode paga mas eu lhe peço por favor me devolve a minha vaga a minha mae nao me consultou eu ela disse que podia passar a minha vaga pra outra mas por favor eu lhe peço me da uma chance pra mi preciso muito dessa vaga nao quero ficar parado trnho que envesti em mi obrigada DEUS ABENÇOE A TODOS MEU TELEFONE 32210549